Para avaliar as condições reais de existência de um indivíduo ou população, calcula-se o nível de vida através de indicadores de natureza qualitativa e quantitativa. Estes vão desde as taxas de evolução do PNB (Produto Nacional Bruto) e do rendimento per capita, à importância das infra-estruturas económicas e sociais, o nível dos salários reais, horas de trabalho, esperança de vida, taxa de mortalidade geral e infantil, número de médicos, de automóveis, etc. Todos estes aspectos não podem ser desligados do significado que têm para o meio social concreto em análise, com a sua cultura e valores próprios, que condicionam, por exemplo, as especificidades do consumo. Mediante um padrão de necessidades de vida, o consumo de determinados bens e serviços define, então, o nível de satisfação de uma população.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Nível de Vida
O seu poder de compra é, portanto, determinado pela relação existente entre o rendimento de que dispõe e o preço dos bens de consumo que podem ser adquiridos com esse rendimento.
Evolução do nível de vida em Portugal 1796-1999
- A linha azul mostra a evolução do rendimento “per capita” durante a monarquia, no período de 1855 até 1910.
- A linha vermelha mostra a evolução do nível de rendimento durante a I República.
- A linha vermelha fina mostra a tendência que o ciclo económico poderia ter levado se não tivesse havido aqueles 16 anos, entre 1910 e 1926.
A realidade da Justiça Social
Este vídeo fala-nos um pouco sobre o que é a exclusão social em Portugal. Mostra-nos o que muitas pessoas passam todos os dias para sobreviver.
Subscrever:
Comentários (Atom)

